Câncer de Laringe

A laringe é um órgão situado no pescoço, na área onde fica a “pomo de Adão”, mais proeminente nos homens. É composta de uma complexidade de músculos e cartilagens, atuando em sintonia. Suas funções vão desde a produção da voz pela ação das cordas vocais, impedir a passagem de alimentos para a árvore respiratória e levar o ar que respiramos à traqueia. A laringe pode ser acometida de diversas doenças. Sintomas como uma simples rouquidão que se prolongue por mais de 21 dias, pode ser o sinal de um problema grave, como o cancer, sendo necessária avaliação por um Especialista. A doença é mais comum em homens a partir dos 50 anos, que tem histórico de tabagismo. Este hábito quando associado à ingestão de bebida alcóolica, pode aumentar am ate quarenta vrzes a possibilidade deste câncer. De acordo com o sistema de informação sobre Mortalidade (SIM), desde o ano 2000 o câncer de laringe vitimou 697 pessoas na Paraíba. Dados do INCA mostram que a doença representa atualmente 25% dos tumores de cabeça e pescoço e aproximadamente 2% de todos os tumores malignos, sendo 2/3 alojados nas cordas vocais. De acordo com o Cirurgiao de Cabeça e Pescoço, Uira Coury, os primeiros sintomas parecem comuns. “Pessoas do grupo de risco podem apresentar rouquidão com o tempo. A alteração no tecido que reveste a laringe provocada por uma inflamação crônica, bem como a continuidade da agressão desencadeante pelo fumo, poderá levar ao câncer. Por isso, é fundamental a realização da Videolaringoscopia, que pode fornecer dados para um diagnóstico e tratamento em fase precoce. Nos casos mais avançados é possível que apareçam nódulos no pescoço, dificuldade de respirar e engolir. É comum muitos pacientes chegarem em estagio avançado, com falta de ar e necessitam a realização de uma cirurgia de maneira urgente, chamada traqueostomia, para que possam respirar melhor” explicou.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é realizado após a confirmação por biópsia da lesão suspeita. Métodos auxiliares como a Tomografia Computadorizada (TC) ou Ressonância Magnética (RM) ajudam a definir o estágio da doença “por determinarem a extensão do tumor localmente e para órgãos vizinhos, como o esófago”, Pontuou médico Uira Coury.

TRATAMENTO

A terapêutica a ser utilizada leva em consideração um conjunto de fatores biopsicossociais, que devem ser analisados caso a caso, tendo o Cirurgião de Cabeça e Pescoço como peça-chave nesta avaliação. A possibilidade de preservação da voz constitui um importante parâmetro na indicação do tipo de tratamento
“Pequenas lesões superficiais, bem como localizados e sem metástases para o pescoço podem ser tratados através se ressecção a laser ou radioterapia de modo isolado, com boas chances de controle. Ja o câncer avançado pode ser tratado pela combinação de cirurgia radical, com a retirada total ou parcial da laringe, associada à radio-quimioterapia”, esclarece o Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço Uirá Coury.

REABILITAÇÃO

A reabilitação deve ser iniciada o mais rápido possível por uma equipe multidisciplinar, composta por Fonoaudiólogo l, Fisioterapeuta, Psicólogo e Médico Otorrinolaringologista. No caso da retirada total da laringe, em alguns casos pode-se incluir a cirurgia para a colocação se prótese traqueo-esofágica, cuja utilização permitirá ao paciente voltar a falar de uma maneira satisfatória.

PREVENÇÃO

Além de evitar fumo e álcool, o indivíduo deve praticar exercícios regularmente, ter alimentação rica em frutas e legumes e evitar se expor à fuligem e fumaça. Desenvolver hábitos saudáveis é fundamental.