Câncer de Boca – Um problema de saúde pública

Câncer de Boca. Um problema de saúde pública.

O câncer de boca é um grave problema de saúde pública em nossa região e representa um grande desafio para a sociedade, profissionais s sistemas de saúde. A afirmação pode ser constatada pelos números que mostram a doença ocupando um alarmante 4 lugar entre os tipos de câncer que mais acometem os homens no Nordeste, com 6.86 casos novos por 100 mil indivíduos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, no ano de 2016 em todo o Brasil foram estimados 11.140 casos novos em homens e 4.350 em mulheres.

O câncer de boca é um tumor maligno que pode afetar:
– Língua oral (principalmente bordas)
– Assoalho da boxa – região em baixo da
– Língua;
– Lábios;
– Gengiva;
– Bochecha;
– Céu da boca – palato.

O fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco. Quanto maior o consumo, maiores as chances de ter um câncer de boca.

Além disso, a exposição solar sem proteção é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer nos lábios.

A Falta de higiene oral, próteses dentárias mal ajustadas e uma alimentação rica em gordura e pobre em verduras, legumes e frutas também podem estar implicadas.

Atente os principais sinais de alerta pra o câncer de bucal:
-Feridas e /ou aftas nos lábios e ma boca que não cicatrizam por mais de 15 dias;
-Manchas ou placas vermelhas oi esbranquiçadas na boca;
-Sangramentos orais sem causa;
-Dentes amolecidos ou que caem sem qualquer causa aparente.

Esses sinais podem não ser câncer, mas precisam ser avaliados inicialmente por um profissional de saúde (dentista ou médico), que deverá fazer um exame clínico oral, que é um procedimento simples de observação e não requer instrumentos especiais. Pessoas acima de 40 anos, que fumam e bebem regulamente, devem fazer o autoexame e pelo menos uma consulta anual com dentista/ou médico.

Casos suspeitos e/ou confirmados deverão ser encaminhados para um Cirurgião de Cabeça e Pescoço, que fará o exame clínico detalhado, focado na cavidade oral e pescoço, com biópsia da lesão suspeita – caso não tenha sido realizada. A laringoscopia pode ser utilizada à procura de um tumor sincrônico. Alguns casos necessitam de exames de imagem como a Tomografia Computadorizada para avaliar a extensão.

O tratamento cirúrgico realizado pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço aliado ou não à rádio/quimioterapia são os procedimentos se escolha no tratamento so câncer de boca, sejam em fases iniciais ou avançados. São utilizados procedimentos cirúrgicos especializados para extirpar a doença com margens de segurança e controlar as metástases que podem estar ocultas no pescoço. Além disso, poderão ser empregadas técnicas que incluem o uso de moderna prototipagem e impressão 3-D, com ótimos resultados funcionais e até mesmo estéticos.

O tratamento dependerá do estágio da doença, tipo tumoral, idade, co-morbidades e condições clínicas do paciente. Tais fatores, somados ao esforço de uma equipe multidisciplinar, são decisivos no controle da doença, sobrevida e qualidade de vida das pessoas acometidas.

Apesar de ser uma área de fácil autoexame, 75% dos pacientes com câncer bucal chegam em estágios avançados da doença, com nódulos (caroços) no pescoço, dor oral, emagrecimento, dificuldades para respirar, falar, mastigar ou engolir.

O câncer de boca tem cura desde que diagnosticado e tratado adequadamente nas fases iniciais, por uma equipe multidisciplinar, sendo o Cirurgião de Cabeça e Pescoço um elo fundamental no tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *